Ao terminar o combate entre o exército francês comandado por Napoleão Bonaparte e as tropas britânicas, holandesas e alemãs dirigidas por Wellington na famosa batalha de Waterloo, o campo de luta estava coberto pelos cadáveres de quase 50.000 militares.
|
Em uma imagem horrível, os corpos de milhares de jovens soldados repartiam-se até onde a vista podia alcançar. Era nesta paisagem desoladora que, após a contenda, apareciam os saqueadores de cadáveres. Assim como abutres se lançavam em busca de qualquer objeto de valor, como moedas, jóias etc. Mas também buscavam outro tesouro muito valioso, os dentes dos mortos.
Com a morte de milhares de pessoas nos campos de batalha na Europa, numerosas peças dentais de jovens fortes e sãos inundaram o "mercado dental". Dentes roubados dos mortos em Waterloo acabaram no mercado inglês, onde existiam ricos que podiam pagar o alto preço destas jóias bucais.
Assim ficou conhecido os " Waterloo Teeth" (Dentes de Waterloo). Um luxo cujo proprietário mostrava com orgulho, convertendo-se em um símbolo de ostentação necessária para as classes endinheiradas.
http://www.mdig.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário