AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A CALÇADA GIGANTE A A SUA LENDA - A Calçada do Gigante é uma área constituída por cerca de 40 mil colunas de basalto, maioritariamente de forma hexagonal, encaixadas umas nas outras como se formassem uma enorme calçada.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

A Calçada do Gigante é uma área constituída por cerca de 40 mil colunas de basalto, maioritariamente de forma hexagonal, encaixadas umas nas outras como se formassem uma enorme calçada. Esta formação rochosa é resultado da forte atividade vulcânica na região que  moldou a paisagem como mostra a imagem abaixo. Este é atualmente um dos destinos mais visitados na Irlanda do Norte.

A Lenda:

Segundo a lenda, a Calçada do Gigante foi construída pelo gigante irlandês Finn MacCool, que arrastou as colunas uma a uma até ao mar para combater o seu rival escocês Benandonner. Após terminar a sua obra, Finn MacCool decidiu descansar. Entretanto Benandonner aproveitou a calcada para chegar à Irlanda e avaliar o seu oponente, ficando aterrorizado com o tamanho do gigante adormecido, especialmente após a esposa de Finn MacCool ter dito que aquele era apenas o filho bebé do gigante.  Aterrorizado, ao pensar no tamanho que o pai do bebé teria, Benandonner fugiu rapidamente, destruindo a calçada atrás de si. Tudo o que restou da calcada do gigante encontra-se atualmente na costa de Antrim na Irlanda do Norte.

Imagens:

image



















image

image

image

image

image

image

image

image

image


1 comentário:

nelso toigo disse...

isso parese ser construida pela mao do homen