AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CURIOSAS ESTÁTUAS DE AMSTERDAM Cidade famosa por seus grandes museus, Amsterdam tem algumas de suas peças de arte mais interessantes ao ar livre. Muito além das estátuas formais de políticos e personagens históricos que normalmente povoam as ruas da Europa, nos últimos 30 anos Amsterdam viu surgir curiosas estátuas que fazem brincadeiras com o dia-a-dia da cidade. Ninguém sabe ao certo quando as estátuas foram instaladas, nem quem assina as peças.

CURIOSAS ESTÁTUAS DE AMSTERDAM

Cidade famosa por seus grandes museus, Amsterdam tem algumas de suas peças de arte mais interessantes ao ar livre. Muito além das estátuas formais de políticos e personagens históricos que normalmente povoam as ruas da Europa, nos últimos 30 anos Amsterdam viu surgir curiosas estátuas que fazem brincadeiras com o dia-a-dia da cidade. Ninguém sabe ao certo quando as estátuas foram instaladas, nem quem assina as peças.
Amsterdam - estatua homem correndo na marnixstraatA primeira estátua apareceu em 1982, no pequeno parque Tweede Marnixplantsoen (que fica na rua Marnixstraat): um homem apressado, de sobretudo e chapéu, levando uma caixa de violino. Os locais dizem que ele está correndo para pegar o tram 10 (o tram é tipo um metrô de superfície). Às vezes vem um engraçadinho e coloca uma casca de banana na frente da estátua, para o cara tropeçar.
Em uma árvore perto da Leidseplein está outra curiosa peça de arte. Ali desde 1989, poderia passar despercebido o pequeno homem a cortar o galho com uma serra.
Amsterdam - homem com serra na LeidsepleinUma interferência maior provocou a instalação do “fiddler”, o violinista de bronze que apareceu em 1991 na entrada do Stopera – complexo que abriga o teatro de ópera Muziektheater e a sede da prefeitura de Amsterdam. O músico emerge do chão tocando seu instrumento, quebrando o piso de mármore a sua volta.
Dizem que esse violinista havia sido instalado primeiro no Canal do Mar do Norte, na cidade holandesa de Velsen, antes de ser transferido para a capital. Em nenhum dos dois locais há registros da identidade do escultor.
Amsterdam - violinista saindo do chao em frente a StoperaMais uma obra misteriosa surgiu em 1993, em pleno Distrito da Luz Vermelha: uma mão a apalpar seios de bronze em meio aos paralelepípedos. A cena fica em Oudekerksplein, perto da Oude Kerk, a igreja mais antiga de Amsterdam.
Dessa vez, a vizinhança reclamou: primeiro porque a estátua foi considerada sexista e depois porque volta e meia alguém tropeçava (it’s a booby trap! haha) e o bronze fazia barulho. A prefeitura providenciou a retirada da escultura mas reinstalou a peça após tratamento acústico.
Amsterdam - escultura dos seios no Red Light DistrictApesar da convocação da prefeitura, o autor preferiu permanecer anônimo. Dizem que é um médico que faz esculturas apenas como hobby. Há quem faça piada de que o artista desconhecido seja a própria Rainha Beatrix da Holanda, que também é conhecida por seu talento artístico, alegando que o violinista se parece muito com seu marido Claus e que só alguém com muita influência instalaria obras em pontos tão importantes de Amsterdam sem arranjar problemas. A essa altura, eu já acho que são diversos artistas trabalhando por todos os lados da cidade.
Há muitas outras. Os 40 lagartos no pequeno jardim da Leidseplein já são famosos e bastante fotografados pelos turistas. Também não podemos esquecer das estátuas “oficiais” e assinadas, como aquela que homenageia Anne Frank, no bairro de Jordaan, ao lado da igreja Westerkerk. Seja quem for o autor, vale andar por Amsterdam com os olhos atentos.
Amsterdam - estatuas de lagartos em Leidseplein
vontadedeviajar.com

Sem comentários: