AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Via do Infante: Portagens diferentes para estrangeiros residentes e turistas
01-12-2011

Os proprietários de carros com matrícula estrangeira, desde que sejam “utentes regulares”, também podem adquirir o dispositivo eletrónico da Via Verde ou dos CTT. Para turistas a solução é “alugar um dispositivo temporário, depositando uma caução” ou pagar pré-pagos de 20 euros para 3 dias.    
Com início a 8 de dezembro, a cobrança de portagens na Via do Infante e nas autoestradas A23 (Beira Interior), da A24, (Interior Norte) e A25, (Beiras Litoral e Alta) é exclusivamente eletrónica e tratando-se de visitantes ocasionais ou com estadia curta, estes podem alugar um dispositivo temporário.
Para poderem usar o aparelho têm de depositar uma caução, cujo prazo máximo é de 30 dias, que lhes será devolvida, mas depois de descontados os custos do aluguer.
Se alugarem o ‘passe’ na Via Verde terão de pagar com cartão de crédito. Caso pretendam adotar a modalidade de pré-carregamentos, (compra prévia de valores que serão descontados a cada passagem registada nos pórticos) o aluguer do respetivo dispositivo eletrónico é feito nos (CTT ) e nas áreas de serviço das autoestradas que, no caso do Algarve, é unicamente a área de serviço de Olhão na A22 e na estação de correio o Aeroporto de Faro.
Relativamente a outras autoestradas que a partir de 8 de dezembro perdem a classificação de SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador), está disponível o sistema na A23 na área de serviço de Abrantes, na A25 na área de serviço da Celorico da Beira, na A28 na área de serviço de Vila do Conde e de Viana do Castelo, bem como no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, no armazém de móveis do IKEA de Matosinhos e nas estações de correios.
Sem dispositivo é preciso pagar 20 euros para circular 3 dias
Mediante um pagamento fixo de 20 euros os turistas ou visitantes ocasionais poderão pagar as portagens sem dispositivo eletrónico através de um ‘bilhete’ pré-pago para utilização livre, por veículos ligeiros, durante três dias.
Há também o pré-pago para utilização durante cinco dias, mediante carregamentos mínimo de 10 euros para ligeiros e 20 euros para pesados, a gastar em função da utilização.
Uma outra opção é o pré-pago para utilização em trajetos específicos, de Espanha ao aeroporto de Faro, e daquele país até ao aeroporto do Porto, pelas vias A28 ou A41.
De notar que estas opções de pagamento obrigam à adesão prévia através da Internet no site portagens.pt ou, em alternativa, nos Postos Fronteiriços de Vila Nova de Cerveira, Vilar Formoso e Vila Real de Santo António.
Observatório do Algarve

Sem comentários: