AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011


Portugal declara o sobreiro 'Árvore Nacional'


O país ganhou mais um símbolo nacional para além da bandeira e do hino. O sobreiro é desde esta quinta-feira a 'Árvore Nacional de Portugal', depois aprovado um projecto de resolução na Assembleia da República.A iniciativa, conta o Público, nasceu de uma petição pública com 2.291 assinaturas lançada em Outubro de 2010 pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza. Agora, a espécie alvo de protecção legal desde 2001 - insuficiente para evitar o abate da árvore devido a uma multiplicidade de excepções - ganha estatuto de símbolo nacional.

À aprovação do projecto do qual o deputado socialista Miguel Freitas é relator segue-se agora a criação de um logótipo simbólico e de uma plataforma de trabalho que une Estado, autarquias, entidades privadas e sociedade civil.

O sobreiro é uma árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa um quarto da superfície florestal portuguesa e é responsável por 10% das exportações nacionais.

Apesar destes números, o sobreiro também é considerado símbolo de nações como a Alemanha, a Estónia ou os Estados Unidos, e de diversas regiões e entidades sub-nacionais.

SOL

Sem comentários: