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terça-feira, 6 de dezembro de 2011


CP encerra linha regional do Sul e diminui paragens do Intercidades

A CP anunciou que "vai implementar um novo horário e modelo de exploração na linha do Sul para o serviço ferroviário de passageiros" encerrando a linha regional do Sul, a 13 de dezembro, decisões “escandalosas e inaceitáveis", diz o Partido Ecologista Os Verdes(PEV).    
Em causa fica o movimento ferroviário nas estações de Setúbal, Praias do Sado, Mouriscas do Sado, Montenovo Palma, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Ermidas do Sado, Alvalade, Amoreiras-Odemira, Luzianas, Santa Clara-Sabóia, Pereiras e S. Marcos.
Esta medida irá também “levar a uma redução do número de comboios nas estações de Alcácer do Sal, Grândola, Funcheira, Messines Alte e Tunes que se verão privados das paragens de comboios regionais”, alega ainda o partido ecologista.
Pelo seu lado, a CP considera no seu comunicado, que o menor número de paragens do Intercidades Lisboa – Faro “reduz a viagem em 30 minutos”, num modelo de “exploração da linha do Sul do serviço ferroviário de passageiros que tem como objetivo gerar condições de atratividade e sustentabilidade do transporte ferroviário nessa região”.
Assim, o Intercidades na ligação Lisboa – Faro passará apenas a parar em Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Grândola, Ermidas-Sado, Funcheira, Santa Clara – Sabóia, Messines, Tunes, Albufeira e Loulé, passando a utilizar a variante de Alcácer, para obter a anunciada redução da viagem.
A CP anuncia ainda a supressão do serviço regional na ligação entre Setúbal e Tunes. Sem alterações fima apenas os comboios Alfa Pendular, com 2 comboios diários por sentido ligando as cidades Porto e Faro.
Perante uma situação que considera “inacreditável e absurda”, o PEV anuncia que irá, por via do seu Grupo Parlamentar, exigir confirmação desta intenção da CP ao Ministro das Obras Públicas e caso ela se venha a confirmar, este será, segundo o PEV , “mais um ataque inaceitável, incompreensível e insensato deste Governo PSD/CDS-PP à rede ferroviária nacional, ao direito à mobilidade dos portugueses e ao desenvolvimento regional”.
Considerando estas medidas “altamente prejudiciais para estas regiões já com graves problemas de despovoamento” o PEV reitera ser ainda mais premente a aprovação da iniciativa legislativa, discutida hoje na Assembleia da República, que recomenda a suspensão imediata do Plano Estratégico de Transportes proposto pelo Governo.
A intenção é avaliar “os seus impactos ao nível da mobilidade, do ordenamento e da coesão territorial, ao nível social, ambiental, nomeadamente as suas implicações energéticas, e ao nível económico e que o PET seja submetido a consulta pública.
A Deputada Heloísa Apolónia acusou o Governo de ter trocado o nome ao Plano e rebaptizou-o de Plano de Encerramento dos Transportes, relembrando que este Pet "não contém um único parágrafo específico sobre transporte ferroviário, pretende encerrar mais de 600Km de linha férrea e consegue a verdadeira magia de afirmar que haverá redução de emissão de CO2 com a passagem de passageiros da via-férrea para a rodoviária".
Observatório do Algarve

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