Os Stepwells de desaparecimento da Índia: um novo livro por Victoria Lautman documenta as relíquias de desvanecimento de poços subterrâneos
Espalhadas por toda a vasta paisagem da arquitetura antiga da Índia, incluindo templos, mesquitas e palácios, é uma relíquia frequentemente negligenciada da infraestrutura histórica chamada stepwells . Esses prédios subterrâneos, antes numerados aos milhares, foram originalmente escavados na paisagem para que os moradores pudessem acessar facilmente a água. Com o passar do tempo, os poços em degraus tornaram-se cada vez mais elaborados em sua construção, transformando-se de modestos buracos em forma de rocha em templos hindus totalmente funcionais, com colunas ornamentadas, escadarias e santuários. Cada poço agora serve como uma impressão digital estrutural desbotada, diversa e única como as comunidades que os projetaram e construíram.
Jornalista Chicago Victoria Lautman primeira espiou por cima da borda de um stepwell cerca de 30 anos atrás e foi imediatamente paralisado com a idéia de ficar olhando para baixo em uma maravilha arquitetônica em oposição a olhar para cima. Desde então, ela dedicou grande parte dos últimos cinco anos cruzando a Índia durante vários anos para localizar e fotografar o maior número possível de poços. Mencionamos pela primeira vez as descobertas de Lautman em 2015 , após as quais ela retomou viagens à Índia para localizar mais 60 poços, elevando o total geral para mais de 200 locais que ela visitou e documentou pessoalmente.
"Descendo para a terra é uma experiência profunda, em que o calor sufocante torna-se frio e os ruídos ficam abafados", escreve ela sobre encontrar os poços.
Depois de séculos de negligência, alguns dos degraus estão em condições perigosas ou desapareceram completamente, enquanto outros foram cuidadosamente mantidos por comunidades ou governos vizinhos que reconhecem seu significado e possuem a vontade (e financiamento) para restaurá-los. Em uma tentativa de preservar seu legado, Lautman reuniu um tour visual de 75 dos poços mais originais e interessantes em um novo livro intitulado The Vanishing Stepwells of India . O livro inclui não apenas sua fotografia original, mas também suas impressões sobre cada poço e as coordenadas GPS precisas de seus locais.
Resta saber se o renovado interesse nos poços em etapas, bem como os dólares turísticos que os acompanham, impulsionarão a mudança para salvá-los. “A longo prazo”, diz Lautman a Colossal, “acho que a coisa mais útil para os stepwells é simplesmente reconhecer sua existência na história e nos guias, através de aulas e excursões especializadas, e finalmente vê-los de perto, incorporados na paisagem. Outra maneira de explorar os poços é através do Atlas de Stepwells , um site onde os entusiastas podem compartilhar suas próprias descobertas.
The Vanishing Stepwells of India com um prefácio de Divay Gupta, é publicado pela Merrell e está disponível agora.
Sem comentários:
Enviar um comentário