AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Um grande amor e uma viagem sem roteiro: casal de portugueses viaja pela Europa sobre quatro rodas


https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/16002872_1843662769243476_6026922633547919213_n.jpg?oh=39412566bdc2fcf2a40ebeb8b1188c92&oe=5915DA90
Viajar sem destino na companhia de um grande amor poderia ser roteiro de um filme, mas um casal de portugueses está fazendo isso na vida real. Juntos há quatro anos, Rita Vasconcelos e Miguel Marques, viviam em Lisboa e passaram dois anos juntando dinheiro e planejando seu grande sonho: abandonar a rotina diária e sair pela Europa tendo como objetivo conhecer o máximo de lugares que conseguirem.
europasobrerodas03
Trabalhando em diversos empregos (como entregadores de pizzas, vendedores lojas de roupa, atendentes de call center) e com muita disciplina e economia, eles juntaram 20 mil euros. O dinheiro foi o suficiente para a compra de um motorhome antigo e para alimentação e gasolina para se manterem na estrada por 10 meses.
“Como moramos na casa dos nossos pais, foi ainda mais fácil, pois não gastamos dinheiro em aluguel. Deixamos de gastar dinheiro em tudo o que não era essencial e decidimos poupar para o que para nós é realmente importante, vivências e experiências novas”, contou Miguel.
IMG_0477
Com tudo planejado, o casal começou a contar a ideia para familiares e amigos e não receberam muito apoio.
“Pessoas com quem fomos falando antes da viagem sempre se mostraram um pouco céticas. Um carro tão velhinho (com 30 anos), um continente tão grande, perguntavam como é que lidaríamos com as variações climáticas, com os perigos da estrada e com o medo do desconhecido”, explicou Rita.
europasobrerodas02
Mesmo assim os dois mantiveram o ânimo e, no dia 13 de novembro de 2016, saíram de Portugal. Encantados com os lugares que conhecem, os jovens viram de pertinho das montanhas do Norte de Espanha aos vinhedos de Bordeaux em França. Mas nem tudo são flores e os imprevistos também fazem parte da vida na estrada.
“Até ao momento, já ficamos sem água, sem eletricidade e sem gás. Na França tivemos um problema com a eletricidade no carro que parecia um bicho de sete cabeças, ninguém conseguia nos ajudar, fomos a mais de 6 oficinas e umas até mesmo especializadas em caravanas. A língua foi uma barreira, eles não falavam inglês e a comunicação tornava-se muito difícil. No final, resolveu-se a situação e era muito simples, apenas um cabo que não estava bem ligado”
IMG_0904
Flagras do casal durante a viagem
Sem rotina, o casal tem aproveitado a viagem ao máximo e, como dormem dentro do carro, se preocupam apenas em escolher lugares que pareçam seguros. Sendo assim, a cada dia eles acordam com uma paisagem diferente para apreciar.
“Todos os dias para nós são diferentes. Não ligamos para o relógio. Tanto podemos acordar às 9h como às 11h, numa cidade, num lago, na praia ou numa montanha. Há dias que passamos na estrada, outros que fazemos caminhadas de horas nos lugares onde estamos. Quando estamos em contato com a natureza, muitas vezes ficamos contemplando o que está a nossa volta. Já nas cidades, tentamos ver alguns monumentos e conhecer a cidade”, explicam.
casal
A alimentação também é feita dentro do automóvel e eles priorizam vegetais por conta da durabilidade e armazenagem. “O nosso congelador é minúsculo e não cabem mais que 3 bifes. Por isso só comemos carne três vezes durante estes dois meses. Também não temos forno, então não podemos fazer assados, nem bolos. Adoramos experimentar receitas diferentes, com os vegetais que vamos comprando em diversos mercados”
europasobrerodas04
Após dois meses de viagem eles já passaram pela Espanha, França, Inglaterra, Escócia. Neste momento estão novamente na terra da rainha, onde atravessarão o Canal da Mancha em um ferrie. Em meados de fevereiro pretendem estar de volta à França para irem em direção ao centro da Europa.
“O plano é chegar a Portugal em setembro, depois de percorrer cerca de 25 mil km em 10 meses de viagem”, disse Rita.
Acompanhe a viagem de Rita e Miguel pelo Facebook e pelo Instagram.
* Todas as fotos: Acervo pessoal


vivimetaliun.wordpress.com

Sem comentários: