AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

MILHARES DE TUBARÕES VISITAM UMA PEQUENA ILHA NO PACÍFICO





No Pacífico, uma pequena ilha a 500 quilômetros de distância da costa esconde uma gigantesca montanha sob as ondas que formam um verdadeiro banquete para milhares de peixes se alimentarem de plâncton. Estes peixes acabam atraindo atuns famintos, e onde o atum vai os tubarões vão atrás. Assista a este vídeo para saber mais sobre esta fascinante cadeia alimentar e ouça alguns fatos estranhos, mas verdadeiros, sobre os tubarões-martelo, narrados por Sir David Attenborough.


Uma montanha submarina é essencialmente uma ilha que se eleva do fundo do mar profundo, proporcionando o crescimento da vida marinha em geral em sua volta, os montes submarinos tendem a atrair grupos de peixes de diferentes tipos, que se tornam uma farta fonte de alimentos aos predadores, ao contrário do oceano aberto. Mas algumas criaturas do mar são atraídas para montes submarinos por uma razão inteiramente diferente.

VÍDEO




Enquanto a gente pensa que milhares de tubarões-martelo invadindo as costas desta pequena ilha significariam uma desgraça instantânea para todos os peixes menores e mais indefesos, essas criaturas imponentes não chegam a esses montes submarinos para comer. O que eles realmente querem são os serviços agregados que outros peixes podem fornecer para eles.

O vídeo acima mostra como os peixes locais imediatamente se aglomeram nos martelos para limpar os parasitas. Alguns especialistas sugerem que os peixes menores fazem isso em troca de uma refeição, embora com a quantidade de predadores que podem ser vistos no vídeo, é perfeitamente possível que o serviço também seja pago na forma de proteção contra espécies mais agressivas.

A Nat Geo teoriza outra razão pela qual os cabeças-de-martelo e várias outras espécies marinhas tendem a pulular nesses montes submarinos. Como a minúscula ilha está distante de qualquer outra costa, os martelos podem estar usando-as como uma "base de operações", passando o dia lá e saindo para se alimentar à noite.

www.mdig.com.br

Sem comentários: