Não existe um padrão de beleza universal, mas sim padrões de beleza de cada cultura. Em cada lugar, a beleza é vista de formas diferentes e não há como compará-las, pois o que pode ser bonito para você, pode ser estranho para o outro.
Cada lugar tem seus ideais, princípios, modo de ver a vida, hábitos e costumes. Com a beleza acontece o mesmo, cada povo tem sua forma de enxergar o que é belo e é necessário termos a cabeça aberta para entender que a beleza é diversificada e deve ser valorizada da forma como ela é.
Em tribos indígenas espalhadas pelo mundo, a beleza é buscada das formas mais radicais e bizarras do ponto de vista do ocidente, por exemplo, as tribos do sudoeste asiático, alargam o pescoço, as da África, alargam os beiços. Nas sociedades asiáticas, o uso de pó branco no rosto é considerado um ideal de beleza. No Oriente Médio, o uso de burcas, joias, tatuagens e hennas são muito valorizadas para eles.
Na cultura ocidental, a busca pelo corpo sarado e perfeito é valorizado, mas em outras culturas não, para outros países, passar horas na academia pode ser considerada uma prática bizarra.
O fato é que padrões de beleza ditam regras e comportamentos que são seguidos há milhares de anos. Cada povo tem a sua diferente percepção daquilo que é bonito e o mais importante é que todos respeitem e valorizem as diferenças. Viva a diversidade.
Confira duas tribos indígenas que possuem padrões de beleza culturalmente diferentes do ocidente.
Povo Mursi – Etiópia
As mulheres da tribo Mursi, desde pequenas, são encorajadas a colocar um disco no lóbulo de suas orelhas ou de seu lábio inferior. Como passar dos anos, o tamanho dos discos vão aumentando até que se obtenha uma grande deformação. Para muitas pessoas isso pode parecer loucura, mas para essa tribo, este tipo de “mutilação” é seu padrão de beleza.
Tribo Padaund, Tailândia
Nesta tribo, as mulheres usam anéis de bronze no pescoço desde jovens. Quanto mais alto for o pescoço, mais bonita a mulher é considerada. Ao contrário do que se imagina, as mulheres não morrem ao retirar o anel, porém, a musculatura do pescoço fica enfraquecida.
guiadeboaviagem.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário