AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 29 de junho de 2014

A BIZARRA PROFISSÃO DOS CAÇADORES DE ESGOTOS

Imagine que você está em 1840, na Londres vitoriana. Agora, dê uma grande puxada de um ar não tão fresco. Esse odor pútrido que você está sentindo é lixo humano correndo debaixo dos seus pés no sistema de esgoto da cidade. Agora, você pode imaginar o que seria percorrer aquela sujeira todos os dias? Quem sujeitaria seus orifícios nasais a esses esgotos horríveis? Como se vê, um número surpreendente de homens fez uma vida bem rentável por se aventurar Londres abaixo e cavar atrás de tudo o que é sujeira.



Os caçadores de esgoto passavam os dias em busca de objetos de valor que poderiam ter sido descartados acidentalmente ou não. Eles encontravam todos os tipos de bens nos esgotos, desde talheres até moedas que caíam nas sarjetas. Os homens geralmente 'caçavam tesouros' em grupo, e cada um desses grupos era liderado por um veterano, que sabia onde procurar bugigangas caras. Esses homens se aventuravam em túneis de cerca de 1,2 metros de altura. Em outras palavras, esse não era um trabalho para claustrofóbicos.

Embora estes homens fossem a perfeita definição de "trabalhadores independentes", todos eles ostentavam uniformes semelhantes feitos de casacos longos, aventais e muitos bolsos. Cada homem usava uma lanterna em seu peito, e todos eram equipados com enxadas. Estas eram úteis para cavar em torno de excrementos, e viera a calhar quando os caçadores se viam presos em torno da sujeira.

Obviamente, a caça no esgoto foi um trabalho muito perigoso. Na verdade, era tão arriscado que o governo proibiu qualquer um de entrar nos esgotos sem permissão na década de 1840. Os caçadores poderiam enfrentar todos os tipos de perigos em busca de um dia de salário, desde paredes desmoronando até os vapores explosivos de hidrogênio sulfurado. No entanto, as duas maiores ameaças eram as inundações e os ratos. Duas vezes por dia, comportas eram abertas para deixar a água passar. Alguns homens azarados foram levados corrente à baixo e acabaram morrendo. Os que sobreviviam ao dilúvio precisavam prestar atenção nos roedores. Uma única mordida, junto com as bactérias de sabe-se lá que tipo de coisas, poderiam levar a uma morte feia.

O mais impressionante é que prática dos caçadores de esgoto continua até hoje, embora não em Londres. Para encontrar os caçadores modernos, você tem precisa viajar até Daca, Bangladesh.


Daca é lar de um bazar de ouro famoso, uma coleção de ruas que hospedam centenas de lojas e fábricas de ouro. Antes de abrir as lojas pela manhã, zeladores e faxineiras varrem as lojas, empurrando a sujeira, lixo, e ocasionalmente alguns pedaços de ouro. Os moradores lá estão dispostos a enfrentar o mau cheiro dos esgotos de Bangladesh para caçar pequenos tesouros e ganhar, em média, cerca de 12 dólares, segundo alguns estudiosos.
www.scienceblux.com.br

Sem comentários: