AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vila de Amêijoas em Olhão Cancelada. Ou quem tem cu tem medo.

vila de ameijoas (1)

vila de ameijoas (2)

  foto do album do meu amigo José Pelica Pelica
mariscando na Ria Formosa

Terça-feira, 19 de Abril de 2011


Vila de Amêijoas em Olhão Cancelada. Ou quem tem cu tem medo.


Olhão, 19 abr (Lusa) -- A interdição da apanha e comercialização de algumas espécies de mariscos na Ria Formosa obrigou a Câmara de Olhão ao cancelamento do tradicional evento "Vila de Amêijoas", um petisco à base de bivalves que se come na Páscoa.
"Devido à interdição da apanha de algumas espécies de mariscos na Ria Formosa, nomeadamente ostras e lingueirão, a Cooperativa Formosa decidiu cancelar a realização da edição deste ano da Vila de Amêijoas", prevista para o próximo fim de semana, informou hoje a Câmara Municipal de Olhão, responsável pela organização daquele evento gastronómico.
A interdição temporária da apanha e comercialização de bivalves na área litoral algarvia entre Vilamoura e Vila Real S. António foi imposta a 26 de março, depois foi alargada a toda a Ria Formosa no dia 1 de abril e no dia 08 de abril foi estendida à costa do barlavento algarvio entre Portimão e Lagos.
Noticia retirada do Jornal Expresso.
Nota do Olhão Livre: Mas se o evento é a"Vila de amêijoas" e se apanha, e o comércio das amêijoa não estão proibidos, qual o motivo do cancelamento?Ou o evento " Vila de amêijoas", é mais que a divulgação da tradição local da Vila de amêijoas? Não é essa tradição uma desculpa esfarrapada, para atribuir ao Presidente da Cooperativa Formosa uma tenda paga com os dinheiros dos contribuintes, onde se comercializa todo o tipo de mariscos, alguns que nem são da Ria Formosa, como o camarão congelado, e a sapateira de viveiro que vem de fora?
Ou será que o evento foi cancelado, com medo de alguma diarreias, pois na vizinha Andaluzia a comercialização de bivalves, continua proibida até ao fim do Mês, como pode ler aqui.
Além do mais, é difícil perceber, qual o motivo que se pode apanhar amêijoa e berbigão, e não se poder apanhar o resto dos bivalves, mas isto fica para os cientistas do IPIMAR explicar.

blog Olhão livre

Sem comentários: