Até ao final do ano, o Governo vai avançar com o reembolso dos consumidores pelo gás que fica no fundo das botijas. Acontecerá não de forma individual, como pretendia o executivo anterior, mas através de uma média nacional.
Em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, o secretário de Estado da Energia defende que a medida, que chegou a estar prevista pelo Governo de Pedro Passos Coelho, não era exequível por não ser possível ter um sistema de pesagem em cada posto.
Jorge Seguro Sanches garante que a medida vai entrar em funcionamento através de uma média estabelecida a nível nacional e de forma a que haja uma recuperação do preço no próximo ciclo dos preços do gás de garrafa.
Acho que durante este ano vamos ter em funcionamento essa medida, não de forma individual, não há condições para o fazer, mas de uma forma global através de uma média que é estabelecida com aquilo que chega no fundo de garrafa".
De que forma se calcula o desconto para os consumidores? "Nos centros de pesagem fazem uma média e dizem que o que chegou foi de x por cento. Esses x por cento devem ser abatidos ao preço que vai ser estabelecido no próximo enchimento de ciclo de garrafa!".