AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Milhares manifestam-se na Polónia contra o novo Governo



Milhares de pessoas saíram às ruas na Polónia para "defender a democracia", que consideram ameaçada pelo Governo dos conservadores do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, no poder há cerca de um mês.










"Nós vamos defender a democracia", "nós vamos defender a Constituição", "nós temos de defender o Tribunal" Constitucional, gritavam em Varsóvia milhares de manifestantes junto do parlamento, no qual o partido de Jaroslaw Kaczynski, Justiça e Liberdade (PiS), tem a maioria.
"Nós queremos liberdade e nós iremos bater-nos para a defender", disse Mateusz Kijowski, fundador do Comité da Defesa da Democracia (KOD), um movimento cívico espontâneo criado para se opor às tentativas do PiS de politizar o Tribunal Constitucional.
O KOD organizou manifestações nas grandes cidades, nomeadamente Lublin, Gdansk e Poznan. A televisão pública informou que havia 4.000 manifestante em Pozan, assim como em Gdansk, e cerca de mil em Lublin.
Cerca de um mês depois da chegada dos conservadores ao poder, a Polónia está em plena crise política devido à nomeação dos juízes do Tribunal Constitucional.
A nomeação pelo PiS de cinco juízes suscitou uma vaga de críticas da oposição, dos media e dos cidadãos.
No sábado passado, 50 mil manifestantes marcharam em Varsóvia e, um dia depois, os apoiantes do PiS mostraram também a sua força na capital polaca.

www.jn.pt

Sem comentários: