Milhares de pessoas saíram às ruas na Polónia para "defender a democracia", que consideram ameaçada pelo Governo dos conservadores do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, no poder há cerca de um mês.
"Nós vamos defender a democracia", "nós vamos defender a Constituição", "nós temos de defender o Tribunal" Constitucional, gritavam em Varsóvia milhares de manifestantes junto do parlamento, no qual o partido de Jaroslaw Kaczynski, Justiça e Liberdade (PiS), tem a maioria.
"Nós queremos liberdade e nós iremos bater-nos para a defender", disse Mateusz Kijowski, fundador do Comité da Defesa da Democracia (KOD), um movimento cívico espontâneo criado para se opor às tentativas do PiS de politizar o Tribunal Constitucional.
O KOD organizou manifestações nas grandes cidades, nomeadamente Lublin, Gdansk e Poznan. A televisão pública informou que havia 4.000 manifestante em Pozan, assim como em Gdansk, e cerca de mil em Lublin.
Cerca de um mês depois da chegada dos conservadores ao poder, a Polónia está em plena crise política devido à nomeação dos juízes do Tribunal Constitucional.
A nomeação pelo PiS de cinco juízes suscitou uma vaga de críticas da oposição, dos media e dos cidadãos.
No sábado passado, 50 mil manifestantes marcharam em Varsóvia e, um dia depois, os apoiantes do PiS mostraram também a sua força na capital polaca.
www.jn.pt
www.jn.pt




Sem comentários:
Enviar um comentário