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segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Operadores do Porto de Lisboa saem da reunião com Governo sem comentários


Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Durante cerca de hora e meia, três representantes dos operadores do Porto de Lisboa estiveram reunidos no Ministério do Mar com a ministra do Mar

Os operadores do Porto de Lisboa reuniram-se hoje com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recusando-se a fazer declarações após o encontro promovido pela governante para mediar o conflito laboral com o Sindicato dos Estivadores.
Durante cerca de hora e meia, três representantes dos operadores do Porto de Lisboa estiveram reunidos no Ministério do Mar com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e com a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, convocada pela governante com o objetivo de mediar o conflito laboral que já levou à suspensão da escala de dois grandes armadores.
“A estratégia que vamos seguir é de promover o diálogo entre as partes”, declarou Ana Paula Vitorino
Em seguida, Ana Paula Vitorino reúne-se com o Sindicato dos Estivadores, que iniciou um período de greve a 14 de novembro, que se estenderá pelo menos até 20 de janeiro. Na terça-feira, Ana Paula Vitorino anunciou no parlamento que iria promover reuniões com os operadores e com o Sindicato dos Estivadores, em separado, para tentar “promover a paz social” no Porto de Lisboa.
Em audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre a ‘fuga’ de armadores do Porto de Lisboa, na sequência da suspensão da operação da Maersk, Ana Paula Vitorino considerou que a saída do grupo dinamarquês foi o “corolário de um processo mal conduzido durante três anos”. A ministra do Mar defendeu que “não é normal que a administração do Porto de Lisboa e o Governo se demitam de tentar promover a paz social”.
“A estratégia que vamos seguir é de promover o diálogo entre as partes”, declarou a governante, quando questionada sobre o que o Governo fará para ultrapassar o conflito laboral no Porto de Lisboa, que se traduz numa ameaça de greve dos estivadores que impede os operadores de contratarem novos trabalhadores portuários.

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