Grozny foi fundada como uma das fortalezas da linha branca de defesa em 1818. Quando a linha de defesa não era mais necessária muitas das fortalezas (incluindo Kizlyar, Maykop, e Vladikavkaz) receberam o status de cidade. Em 1870 a cidade de Grozny tornou-se um centro regional a atravessar um período de crescimento rápido. Na década de 1890, Grozny experimentou uma grande migração de trabalhadores que vieram para a cidade, devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo. O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1893, e, ao mesmo tempo, eles construíram uma nova ferrovia o que fez Grozny o maior centro industrial da região do Cáucaso. Em 1926-1928 um novo sistema de água e esgoto foi instalado na cidade. Em 1934, a cidade de Grozny tornou-se um centro do Oblast autônomo checheno-inguche, que mais tarde foi transformada na República socialista soviética autónoma checheno-inguche (ASSR). A situação administrativa chechena no país mudou mais de uma vez durante o curso de sua história, mas a cidade de Grozny manteve-se sempre como capital.
A cidade de Grozny sofreu a sua última prova na história atual durante a Primeira e a Segunda Guerra da Chechênia (1994- 1999), quando a cidade foi tomada por uma tempestade e foi seriamente danificada. Muitos quiseram depois modificar o visual da cidade. No entanto, Ahmed Kadyrov, presidente da Chechênia, nesse momento, não apoiou a ideia, dizendo que toda a história da Chechénia esteve estreitamente ligada a Grozny. Durante esse tempo, houve uma restauração e reconstrução da cidade. Dentro de uma década, o famoso "Coração da Chechênia" a Mesquita foi construída, juntamente com um grande complexo islâmico, um estádio de futebol, o Grozny-City Towers (um de cinco estrelas arranha-céu hotel e centro de negócios ).
O foco principal da nossa expedição de fotos foi a Kadyrov Mesquita Akhmad, oficialmente conhecida como o "Coração da Chechénia". É uma mesquita de beleza incrível. As paredes exteriores são adornados em mármore travertino, e as paredes interiores são decoradas com mármore branco trazido de Marmara Island (Marmara Adasi em turco), que está localizado sobre o Mar de Mármara. O "Coração da Chechênia" é a maior mesquita da Rússia e é um dos maiores da Europa. O diâmetro de sua cúpula é de 16 metros, ea altura é de 32 metros. Quatro minaretes da mesquita têm 62 metros de altura, um dos minaretes mais altos que a Rússia já fez.
Embora seja geralmente proibida, eles fizeram uma exceção para a equipe AirPano e deixaram-nos subir a um dos minaretes. Depois de uma subida vertiginosa de escadas íngremes, vimos uma vista maravilhosa da cidade. É difícil imaginar que um muezzin (crente) costumava subir até um minarete várias vezes ao dia para a chamada à oração (adhan ou azan). Imagine andar uma escada estreita até o 20 º andar de um edifício uma e outra vez - é preciso estar em boa forma física. Claro, o trabalho de um muezzin moderno é muito mais fácil: há alto-falantes instalados nos minaretes, e um microfone está ligado ao nível mais baixo da mesquita.
O "Coração da Chechênia" a Mesquita pode acomodar 10.000 pessoas e ao mesmo tempo milhares de pessoas podem orar na praça em frente à Mesquita, bem como na galeria de verão. As paredes e a cúpula são habilmente pintadas por mestres artesãos da Turquia. A superfície interna da cúpula principal é decorada com as palavras de Surat al-Ikhlas ("a pureza da fé", a Sura 112º do Alcorão.): "Ele é Deus único, o Deus eterno. Nem gera nem nasce, nem existe qualquer equivalente a Ele ".
Curiosamente, há 36 lustres no "Coração da Chechênia" Mesquita que são modelados após outras mesquitas famosas: al-Kubbat Sahra em Jerusalém, Rovzat-Nebevi em Medina, e do santuário Caaba em Meca. A mesquita em si e em todos os seus elementos são impressionantemente grandes: um lustre sozinho tem 8 metros de altura. No entanto, não é o grande tamanho que vai impressioná-lo mais, mas a leveza aérea da estrutura. A cúpula parece flutuar em cima de quatro colunas de sustentação.
Nós visitamos a cidade de Grozny durante o mês do Ramadão, quando os muçulmanos estão jejuando. Com o apoio da Rússia e da checheno muftiate, fomos capazes de tirar fotos únicas durante Namaz (ou Salat), uma oração muçulmana. Ficamos profundamente impressionados com a Tarawih, uma oração noturna realizada pelos muçulmanos durante o mês islâmico do Ramadã: centenas de homens, ombro a ombro, rezavam juntos. Uma pausa é feita depois de cada 4 rak'ah (um conjunto de movimentos e palavras prescritas), durante o qual os homens podem sentar-se. Assim, o nome "Tarawih", que significa "descanso".
Percebemos um considerável número de patrulhas policiais nas ruas de Grozny. Não há quase nenhum crime, no entanto, e você não vai ver pessoas bêbadas lá. Nossos guias disseram rindo: "Se você vê um bêbado, certifique-se de tirar uma foto! Vamos mostrá-lo a todos!"
A beleza das mulheres locais é lendária; e há uma boa razão para isso. Não é preciso ser um poeta ou um artista para apreciar a sua graça. Apesar da opinião comum, um longo vestido e um xaile só aumenta a beleza natural da fêmea e elegância. Vimos meninas que vestem saias curtas nas ruas de Grozny. Os costumes locais não são tão rigorosos quanto as pessoas de fora da Chechênia comumente pensam.
O por do sol do sul são curtos e a mesquita lindamente brilha na escuridão descendente e ascendente. O parque circundante e fontes são iluminados o que o torna o local convidativo para um passeio nocturno. As torres Grozny são iluminadas na tradição oriental. "Grozny é a melhor cidade do planeta", diz o texto linha running multi-colorido em uma das torres.
A oração noturna é longa as mariposas atraídas pela luz círculo em torno dos minaretes, formam pilares de luz estendendo a mão para o céu ...
Não podemos deixar de fora a famosa hospitalidade dos highlanders. Somos bem-vindos em todos os lugares
Meus agradecimentos especiais vão para as pessoas que nos apoiaram durante esta viagem e nos ajudaram a organizá-la: a Presidente do Conselho ufties Rússia - Mufti Sheikh Rawil Gaynetdin, Vice-Presidente - Rushan Hazrat Abbyasov, Presidente da Administração Espiritual dos Muçulmanos da República da Chechénia - Salah hajji Mezhiev e Ildar Yambikov .
Tenho apenas memórias boas e ternas da nossa viagem à Chechénia. Não há dúvida de que eu gostaria de voltar lá para aprender mais sobre a tradição e cultura do povo checheno.
Foto por Stas Sedov , Sergey Shandin
www.airpano.com
Sem comentários:
Enviar um comentário