AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 29 de julho de 2018

29 de Julho de 1836: É inaugurado o Arco do Triunfo em Paris


O Arco do Triunfo, também chamado Arco da Etoile  foi mandado construir por Napoleão Bonaparte e é inspirado no Arco de Tito. 

Foi projectado por Jean Chalgrin e a sua construção teve início em 1806, após a vitória napoleónica em Austerlitz, o Arc de Triomphe representa, na verdade, o enaltecimento das glórias e conquistas do Primeiro Império Francês, sob a liderança de Napoleão Bonaparte. A obra, no entanto, foi somente finalizada em 29 de Julho de 1836, dada a interrupção propiciada pela derrocada do império (1815). 

Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se, desde então, ponto de partida ou passagem das principais paradas militares, manifestações e, claro, visitas turísticas.

É o maior de todos os arcos de triunfo, repetindo numa escala muito maior o modelo do Arco de Tito em Roma. O nome Etoile advém do facto de se situar no cruzamento de várias avenidas em forma de estrela, dominando pela sua monumentalidade todo o eixo constituído pelos Campos Elísios. 

Tem gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Na sua base situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido, construído em 1920.

É considerado a obra-prima da arquitectura neoclássica, quer pela fidelidade às formas antigas quer pela concepção urbanística de grandiosidade que lhe está subjacente. O arco é composto por quatro grandes pilares que proporcionam a passagem através de duas entradas frontais maiores e duas laterais menores que servem como passadiços. Os pilares apresentam cada um ao centro um grupo escultórico.

Na parte externa dele  pode ver-se em alto-relevo figuras que retratam as batalhas, conquistas militares e outras cenas históricas da França. A mais famosa delas é a “Partida dos Voluntários de 1792”, mais conhecida como A Marselhesa, representa a pátria mãe com as asas abertas e estendidas chamando os voluntários para lutar pela França.
Fontes: Arco do Triunfo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipedia (Imagens)

Arquivo: Arc de Triomphe de l'Etoile - Projet Chalgrin - 02.jpg
Projecto do Arco do Triunfo - Chalgrin

 File:Paris July 2011-30.jpg

Arquivo: Paris julho 2011-16a.jpg
A partida dos Voluntários de 1792 , 
também conhecida como La Marseillaise

Sem comentários: