AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 4 de março de 2018

IMAGENS E VÍDEOS - MINI TORNADO EM FARO E OLHÃO TAVIRA CASTRO MARIM E MONCARAPACHO - MAU TEMPO E CHUVAS TORRENCIAIS FIZERAM MUITOS ESTRAGOS




O vento forte derrubou várias árvores e estruturas na Estrada Nacional (EN) 125, nas cidades de Faro e Olhão, provocando ainda cortes de eletricidade naquelas cidades.


VÍDEO



www.rtp.pt



VÍDEO






Um mini tornado atingiu Faro e Olhão e provocou "várias ocorrências", confirmou fonte do CDOS de Faro à SÁBADO. Segundo a agência Lusa, derrubou várias árvores e estruturas na Estrada Nacional (EN) 125 e causou cortes de electricidade nas duas cidades.


Nas redes sociais estão a circular várias imagens do fenómeno. Os ventos fortes atingiram o Fórum Algarve. Fonte do centro comercial não estava disponível para comentar à SÁBADO.


Os bombeiros estão no terreno a tentar resolver várias ocorrências relacionadas com um fenómeno extremo de vento que se registou cerca das 16:00, não havendo, para já, danos pessoais a registar, indica a agência Lusa.


O vento derrubou árvores, postes de electricidade, tendo, pelo menos, um caído na estrada, telhados, "placards" de publicidade e tapumes de obras perto de Lejana, junto a uma das entradas de Faro, com o centro comercial situado naquela zona a ser também atingido, confirmou à Lusa fonte da autarquia.


De acordo com a mesma fonte, no centro comercial Fórum Algarve há registo de vidros partidos na zona da restauração e de cadeiras arrastadas pelo vento, mas não há, por enquanto, a indicação da existência de feridos.


A freguesia do Montenegro, junto ao aeroporto da cidade, e a Estrada Nacional (EN) 125, onde se situam vários 'stands' de automóveis, foram atingidos pelo vento extremo, que causou danos em diversas estruturas.



Tornado provoca estragos nas zonas de Faro e Moncarapacho [com fotos e vídeo]

Ventos muitos fortes, provavelmente um tornado de fraca intensidade, voltaram esta tarde a provocar estragos nos concelhos de Faro e Olhão, em especial na área do Fórum Algarve e zona comercial e de oficinas vizinha, bem como em Moncarapacho e Pechão.
Árvores e estruturas caídas, como coberturas de edifícios, outdoors e anúncios luminosos, vidros partidos, vastas áreas urbanas sem luz devido à queda de postes e linhas é o resultado do forte vento que hoje, por volta das 16h05, afetou aquelas zonas.
O site da Proteção Civil apresenta 19 ocorrências nos concelhos de Faro, Olhão e Tavira, todas relacionadas com quedas de árvores, de estruturas e de linhas de eletricidade.
Ao que o Sul Informação apurou, não há registo de feridos, apenas de prejuízos muito avultados.

Vídeo de João Paulo Soares:
No Fórum Algarve, há danos materiais, sobretudo na zona da restauração, onde perto de meia centenas de vidros de proteção ficaram partidos, cadeiras e mesas voaram. Os clientes que lá estavam fugiram, abrigando-se dentro de lojas, mas não houve qualquer vítima. O centro comercial está a funcionar, apesar de algumas zonas estarem interditadas.
Além deste centro comercial, houve também danos na cobertura de outros edifícios comerciais na vizinhança, nomeadamente as instalações da Volkswagen e de outras marcas automóveis e a bomba de combustíveis da BP, como se pode ver nas imagens.
O trânsito está muito condicionado na zona do Fórum, à entrada de Faro, devido à queda de uma árvore sobre a via, portanto, se puder evite passar por ali.
Na freguesia de Montenegro, perto do Aeroporto, também houve estragos, nomeadamente com postes de eletricidade e de iluminação e árvores, caídos sobre a estrada para a Praia de Faro, obrigando também a condicionar o trânsito, que está condicionado a uma faixa.
Entretanto, o nosso jornal apurou que se terá tratado de um tornado, que foi avistado por diversas testemunhas ainda sobre a Ria Formosa, que atravessou parte do concelho de Faro e acabou por atingir também o vizinho concelho de Olhão, em especial nas zonas de Pechão e Moncarapacho, deixando um rasto de destruição à sua passagem.
Na passada quarta-feira, dia 28 de Fevereiro, Faro já tinha sido atingida por um tornado, que, neste caso, causou prejuízos sobretudo na zona da Doca.
































Sem comentários: