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terça-feira, 15 de novembro de 2011


Compras de Natal entre os centros comerciais e a loja do chinês
15-11-2011

Apenas 45% da população faz compras na época de Natal no comércio tradicional. Na faixa etária dos 55 aos 65 anos, 57% elege centros comerciais ou hipermercados e 19% vai às lojas do “chinês”. Entre os 18-24 anos e 25-34, a maioria prefere fazer as compras desta época em centros comercias.  
 
Os consumidores portugueses, quando questionados sobre os “locais onde costumam fazer as suas compras de Natal”, a grande maioria (76%) respondeu “lojas em centros comerciais”.
Cerca de 58% dos inquiridos privilegia os super e hipermercados e menos de metade da população (45%) vai a lojas do comércio tradicional. Estes dados constam de um inquérito do Observador Cetelem que analisa as intenções de consumo para o Natal 2011.
Nesta análise dos locais de compras de Natal eleitos pelos portugueses, há diferenças na escolha de acordo com a idade dos consumidores. Entre os indivíduos da faixa etária dos 55 aos 65 anos 57% prefere comprar o em centros comerciais ou super e hipermercados e 54% em lojas de comércio tradicional. Uma percentagem significativa (19%) diz fazê-lo em lojas do “chinês”.
Já entre os indivíduos entre os 18-24 anos, 84% vota pelo consumo em centros comerciais e dos 25 aos 34 anos, uma esmagadora maioria de 89% prefere fazer as compras para esta época festiva nos shopings.
Relativamente ao poder de compra, 57% dos indivíduos de classes mais baixas (C2+D) preferem fazer as compras de Natal, em super e hipermercados, atraindo as lojas de centro comerciais 55%, e só depois o comércio tradicional (52%) que atrai 45% a nível nacional.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Observatório do Algarve

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