No Dia 30 de Agosto, dia de Santa Rosa, vindos com antecedência em burros e carroças do Barrocal Algarvio, eram muitas as pessoas que se reuniam na Fonte Santa em Quarteira, para participar no banho santo, que segundo a crença popular tinha poderes curativos para muitas doenças e más formações, mas sobretudo doenças da pele, dores e reumatismo.
Os muitos visitantes aqui reunidos montavam arraiais nas imediações da Fonte Santa e formavam uma espécie de feira com comidas e diversões, onde não faltava a música e os bailaricos.
Segundo algumas investigações históricas o romanos já teriam utilizado este local para fins termais.
As propriedades destas águas cloretadas sódicas e bicarbonetadas cálcias, foram investigadas nos anos trinta do século passado, e comprovadas pelo Instituto de Hidrologia de Lisboa que emitiu em 1967 o seguinte parecer:" recordam algumas águas da Estremadura, de cronograma bastante aproximado, como Cadafais, Pedrógão, Verride, Convento da Visitação, S. Marçal, Vimeiro e Zambujal”, sendo eficazes no combate de doenças tais como “reumatismo, doenças de pele, afecções digestivas […]”.Hoje este património natural que era acessível a todos os que queriam usufruir das suas virtudes, foi confiscado para usufruto apenas dos residentes nos empreendimentos turísticos ali construídos.
navedobaraohoje.blogspot.com
2 comentários:
INTERESSANTE ESTA ARTIGO SOBRE O BANHO DE SANTA ROSA NA FONTE SANTA.
Gostaria de publicar a foto num livro sobre a NAVE DO BARÃO e gostaria de saber qual a fonte para pedir autorização para publicar.
Obrigado
joaquim guerreiro
joansarmento@gmail.com
telemóvel 962638117
já enviei por email
Enviar um comentário