AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Boa sardinha assada (e não só) é na zona ribeirinha de Portimão


  
Festival da Sardinha


No prato, no pão, assada, de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria. Estas são as maneiras diferentes para comer sardinha no festival a ela dedicado, que começa amanhã, quarta-feira, dia 3 de Agosto, na zona ribeirinha de Portimão. A abertura oficial está marcada para as 19h30, junto ao Coreto.

O mais afamado pitéu gastronómico de Portimão será o denominador comum de uma festa de cariz popular qu até ao próximo domingo, 7 de Agosto, atrairá milhares de visitantes de todas as idades a Portimão, entre as 19h00 e a 01h00.

O Festival da Sardinha apresenta-se com duas grandes novidades: o “Aqui há Sardinha!”, uma insígnia que os tradicionais restaurantes da sardinha assada vão exibir, e a “Sardinha & Companhia”, que pretende dar a conhecer as alternativas existentes na confeção desse peixe.

Sob o lema “Aqui há sardinha!”, quem visitar o Festival poderá apreciar a bela da sardinha assada com a batata cozida e a tradicional salada à algarvia num dos 13 restaurantes oficiais: À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, KiBom, Mané, O Pipo, Peixarada, Retiro do Peixe Assado, Taberna da Maré, Trinca Espinhas, Ú Venâncio e Zizá.

A “Sardinha & Companhia” proporcionará aos visitantes a oportunidade de degustar Sardinha das mais variadas formas: de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria.

As saborosas alternativas podem ser degustadas num dos 15 estabelecimentos aderentes – A Casa da Isabel, Alameda Park, Barca Arade, Café do Túnel, Café Pastelaria “O Nacional”, Carvi Marisqueira, Casa da Tocha, Esplanada 1º Dezembro, Kalahary, Mercado Daqui – Mini Mercado, O Mariola, Pastelaria Arade, Pote Cheio, Taberna de Portimão e Táscá.

Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão, com bebida, pelo valor de 3,50 euros, vai ter ao dispor dois pontos de venda junto à antiga Lota, a cargo do GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense.

Há também um quiosque de venda de café e três outros de bebidas diversas, a cargo do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Clube de Taekwondo de Portimão, Grupo Gil Eanes de Portimão e Núcleo de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa.

A nível musical, destaque para o programa do palco principal, localizado junto à antiga Lota, que apresentará, sempre a partir das 22h00, Deolinda (3 de Agosto), Carolina Deslandes (dia 4), Carminho (5), Herman José (6) e a Orquestra de Acordeões e o Quarteto Manuela Lopes, pelo Conservatório de Música de Portimão (7).

No coreto junto à Casa Inglesa, haverá animação musical entre as 19h00 e as 21h30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com o seguinte programa: 3 de agosto – Grupo Coral de Portimão; 4 de agosto – 3 for Tea; 5 de agosto – Os Bandamecos; 6 de agosto – Fonte Nova; 7 de agosto – Renato Reis.

No espaço da zona ribeirinha e em circuito itinerante pelos restaurantes oficiais, atuarão diariamente ranchos folclóricos, acordeonistas, grupos de cantares e grupos de dança, sem esquecer outras referências já tradicionais, do artesanato à doçaria, destacando-se ainda uma mostra de antiguidades junto ao Jardim Visconde Bivar, com loiças, pratas, relógios, pratas, joias, selos e outros artigos de outrora.

A Antiga Lota, sob o lema “Espaço Sardinha – Filmes e Pinturas”, estará decorada, no seu interior, com elementos alusivos à sardinha e à pesca e, em colaboração com o Museu de Portimão, dinamizará uma área infantil, onde os mais novos poderão decorar a sua própria sardinha de papel, e um espaço de visionamento de filmes, onde será possível assistir a reportagens antigas e filmes sobre a arte da pesca.



O Festival da Sardinha 2016 é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, a APS – Administração dos Portos de Sines e a EMARP, conta com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres, Coca-Cola e Delta Cafés, e o apoio da Cultugarve, Conservatório de Portimão, Alberto Oculista, Barlavento – Semanário Regional do Algarve e Turismo do Algarve. Rádio oficial: Alvor FM.

CARMINHO // DEOLINDA // FESTIVAL DA SARDINHA // GASTRONOMIA // PORTIMÃO // SARDINHA
www.sulinformacao.pt

Sem comentários: