Amanhecer em Moscou. O edifício Kotelnicheskaya Embankment se destaca ao fundo na fotografia Sergey Shaposhnikov.
Em 1946, durante o processo de reconstrução do pós-guerra, Stalin declarou ante Nikita Khrushche:
- "Ganhamos a guerra… mas quando os estrangeiros chegarem em Moscou e passearem pela cidade não verão nenhum arranha-céu. Se compararmos Moscou com outras as cidades , é um golpe moral para nós". Assim, no ano seguinte, em 1947, começou o projeto de construção de oito prédios, em comemoração do VIII centenário da cidade de Moscou, que finalmente ficaram em sete, conhecidos popularmente como as " 7 irmãs".
- "Ganhamos a guerra… mas quando os estrangeiros chegarem em Moscou e passearem pela cidade não verão nenhum arranha-céu. Se compararmos Moscou com outras as cidades , é um golpe moral para nós"
Edifício principal da Universidade Estatal de Moscou, coberto pelo nevoeiro. D_NV
O reflexo da Universidade Estatal na noite de Moscou. Andrei Linde
Segundo as palavras do fotógrafo Andrei Linde, no corredor central, desde o rio até o edifício principal da Universidade Estatal de Moscou, existe uma grande piscina de água com várias fontes e pela noite é possível ver refletida nela a Universidade. Para fazer esta foto a câmera foi colocada bem perto da superfície da água, o que explica a simetria.
A Universidade Estatal de Moscou no inverno. Andrew Beirne
O edifício principal do complexo universitário da Universidade Estatal Lomonosov foi inaugurado em 1º de setembro de 1953 nos arredores de Moscou. Hoje em dia a localização está a meio caminho entre o centro de Moscou e os limites atuais da cidade. Com 240 metros de altura foi o edifício mais alto do mundo, fora Nova York, no momento de sua construção, e permaneceu como o edifício mais alto da Europa até 1990. A torre principal tem 36 andares flanqueada por quatro enormes asas que hospedam faculdades, alojamentos para estudantes e todo tipo de instalações que incluem o Museu de Ciências da Terra, uma sala de shows, teatro, biblioteca, piscina, uma delegacia, escritório dos correios, lavanderia, um salão de cabeleireiros, refeitórios, escritórios bancários, caixas automáticos, lojas, cafeterias e até um refúgio antiaéreo.
A biblioteca principal da universidade é uma das maiores da Rússia, com 9.000.000 livros e uma média de 55.000 leitores. Segundo alguns historiadores, o edifício possui mais de 33 quilômetros de corredores e 5.000 salas. Só a estrela na parte superior da torre, que pesa 12 toneladas, é suficientemente grande para albergar uma pequena casa e uma plataforma de observação. Assim como os outros enormes edifícios da Rússia, a torre foi concebida com uma infra-estrutura de serviços públicos municipais própria onde, em teoria, o estudante podia permanecer em um ano acadêmico completo sem sair do complexo universitário.
A biblioteca principal da universidade é uma das maiores da Rússia, com 9.000.000 livros e uma média de 55.000 leitores. Segundo alguns historiadores, o edifício possui mais de 33 quilômetros de corredores e 5.000 salas. Só a estrela na parte superior da torre, que pesa 12 toneladas, é suficientemente grande para albergar uma pequena casa e uma plataforma de observação. Assim como os outros enormes edifícios da Rússia, a torre foi concebida com uma infra-estrutura de serviços públicos municipais própria onde, em teoria, o estudante podia permanecer em um ano acadêmico completo sem sair do complexo universitário.
Kotelnicheskaya Embankment, Moscou. Oleg Bartunov
O edifício Kotelnicheskaya Embankment, situado na confluência do rio Moskva e o rio Yauza, foi o primeiro arranha-céus de Moscou. É um edifício de 176 metros de altura com 32 níveis. O edifício aumenta gradualmente seus andares da borda em direção ao centro, o que lhe confere um aspecto em massa e parece ocupar a superfície de um bairro inteiro.
Kotelnicheskaya Embankment. Zubetto
Na fachada do edifício Kotelnicheskaya Embankment encontram-se muitas placas comemorativas de famosas figuras culturais, o revestimento das paredes do vestíbulo principal é de mármore e cada andar é recoberto com placas de granito polido e mármore. O edifício conta com 700 apartamentos, lojas, um escritório dos correios, o Museu apartamento da bailarina Galina Ulánova e um cinema.
O antigo Hotel Ukraina agora Radisson Royal Hotel. Kristin Elizabeth
O hotel Ucrânia é o segundo arranha-céus mais alto das "7 irmãs" e foi o hotel mais alto do mundo desde o momento de sua construção até que o hotel Peachtree Praça de Atlanta, na Georgia, abriu suas portas em 1976. Tem 198 metros de altura, com 34 andares, e está situado nas margens do rio Moskva. Em março de 2007, o hotel renovou-se em sua totalidade e o edifício foi reequipado novamente em conformidade com os últimos avanços tecnológicos. Em 28 de abril de 2010, uma vez terminados os trabalhos de restauração, o hotel foi reaberto com o novo nome de Radisson Royal Hotel.
O antigo Hotel Ukraina agora Radisson Royal Hotel. Elohim Ilya
O hotel conta com uma coleção de 1.200 pinturas originais de reconhecidos pintores russos da primeira metade do século XX e no vestíbulo principal exibe um diorama da cidade que representa o centro histórico de Moscou, em uma escala reduzida de 1:75, tal e qual era no ano 1977.
Estrela na agulha do hotel Leningradskaya. Roman Wershinin
O edifício do Hotel Leningrádskaya, com seus 136 metros de altura, é o menor arranha-céus das "7 irmãs". O hotel foi desenhado por Leonid Polyakov para ser o melhor hotel de luxo em Moscou. O vestíbulo conta com formosas estátuas de bronze, brilhantes candelabros e móveis no estilo imperial russo. Sobre a escada principal está suspensa uma dos maiores luminárias do mundo e nos salões e corredores dos andares superiores todas as paredes são revestidas com madeira de cerejeira.
Leningradskaya Hotel, Moscou. Mike Popov
A torre do hotel Leningradskaya domina a praça Komsomolskaya junto a três preciosas estações de trem (Leningradsky, Yaroslavsky e Kazansky), situadas nas cercanias, ao lado da principal estrada de circunvalação da cidade de Moscou. Após uma renovação multimilionária, em 2008, o hotel passou a ser chamado de Hilton Moscow Leningradskaya.
Arranha-céus de Kudrinskaya Square. Andrey Zudilin
O enorme edifício Praça Kúdrinskaya foi desenhado como um complexo de apartamentos de alta gama destinados inicialmente aos líderes culturais soviéticos. Tem 160 metros de altura com 22 andares, das quais só 17 são utilizáveis, e está situado em um dos extremos da rua Krasnaya Presnya. No térreo do edifício existia originalmente um cinema que desapareceu posteriormente e no sótão se encontra um clube. O edifício tem mais de 450 apartamentos e é conhecido popularmente como "A Casa dos aviadores" porque muitos de seus inquilinos eram astronautas, pilotos ou projetistas aeronáuticos.
Edifício Administrativo Red Gates. Mike Popov
O Edifício Administrativo Red Gates consta de um edifício principal de 24 andares, destinado à administração estatal, e dois edifícios residenciais de 11 e 15 andares. A zona entre níveis é decorada com o emblema da antiga URSS e a asa direita do edifício é uma das duas entradas da estação do metro Krasnye Vorota.
VEJA VÍDEO
Escalada urbana do Edifício Administrativo Red Gates
O youtuber GooDok13 subiu alguns vídeos onde mostra a escalada urbana de vários arranha-céus dos denominados "Seven Sisters" e aqui é possível vê-lo subindo no topo do Edifício Administrativo Red Gates sem utilizar nenhum equipamento de segurança, uma loucura...
O edifício do Ministério de Assuntos Exteriores é o único dos arranha-céus das "7 irmãs" cuja agulha não termina em uma estrela de cinco pontas provavelmente devido a que a estrutura da agulha não podia suportar seu peso. O edifício mede 172 metros com 27 andares e assim como o Edifício Administrativo Red Gates conta com um grande emblema da URSS em sua fachada. Seu interior é muito luxuoso e à direita e esquerda dos portais é possível encontrar grandes obeliscos de pedra.
http://www.mdig.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário